Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin

Diferença entre consultoria x mentoria

Você sabe qual é a diferença entre consultoria e mentoria? Embora elas tenham um objetivo em comum, que é identificar e buscar a melhoria de resultados para uma empresa, ambos os conceitos vão muito mais além.

Eles podem ser aplicados para auxiliar a tomada de decisões, reformular setores, auxiliar no marketing, e muito mais. Mas é importante entender o que cada um oferece para fazer a escolha certa.

Então, vamos lá? A seguir, você confere tudo sobre os dois formatos e tira todas as suas dúvidas!

O que é consultoria?

A consultoria tem seu foco no bom rendimento do negócio. Os profissionais ou equipes que prestam este tipo de serviço estudam as práticas, atividades e projetos de uma empresa ou setor com o objetivo de diagnosticar problemas, resolvê-los e ainda encontrar novas oportunidades.

Muitas empresas optam por investir em uma consultoria desde o início de sua trajetória. Assim, podem contar com um planejamento mais eficiente e estratégico.

Entretanto, há quem também procure pelo serviço diante de alguma crise ou de falhas constantes em um setor. Ou seja, é possível utilizá-lo também em situações pontuais!

O que é mentoria?

A mentoria é ministrada por meio de um mentor, que não precisa exatamente atuar na mesma área na qual está atendendo. Mas ele tem vivência e experiência suficientes em um determinado assunto ou case de sucesso, então repassa seu conhecimento a partir do que aprendeu em sua jornada.

Normalmente, a mentoria acontece por meio de palestras, lives, aulas ou até mesmo e-books. O cliente e sua equipe são responsáveis por adaptar as dicas fornecidas de acordo com a realidade de seu negócio.

É como se fosse uma receita: o mentor orienta como se faz e a empresa aplica, com os ingredientes que tem. Significa que tudo vai funcionar para você, como funcionou para ele? Não, porém há grandes chances de que tudo dê certo.

Quais são as principais diferenças entre os conceitos?

Bom, você viu que cada conceito tem um objetivo diferente, certo? E a aplicabilidade deles, na prática, ainda mostra mais pontos distintos.

Enquanto a consultoria é aplicada em determinado período, determinado por contrato, a mentoria acontece a longo prazo e não tem uma data para acabar.

A mentoria nada mais é do que uma espécie de aula com um professor: a experiência dele é moldada para dentro de suas necessidades. É indicada para quem deseja aprender mais sobre uma determinada área. Enquanto a consultoria é mais personalizada, para atender questões específicas identificadas no negócio.

Resumindo, a mentoria costuma ser realizada por meio de reuniões periódicas, para a indicação de orientações e direcionamentos, e o compartilhamento de experiências. A consultoria, em contrapartida, é executada por um consultor ou uma equipe que permanece por algum tempo dentro da empresa, para um acompanhamento mais profundo e constante do negócio.

Lembre-se ainda de que nenhuma modalidade é melhor do que a outra. Existe apenas aquela que é melhor para a sua empresa, certo?

E então, conseguiu captar as diferenças entre consultoria e mentoria? Agora que você sabe exatamente o que elas podem fazer por sua empresa, pode escolher a que melhor atende suas necessidades.

E nós estamos aqui para ajudar nessa missão! Entre em contato conosco e confira mais informações sobre nossos serviços.