Toda companhia busca melhorar as estratégias para a melhora de resultados. Para isso, é essencial ter indicadores de performance e métricas bem estabelecidos, assim como saber utilizá-los.
Nesse contexto, os KPIs são frequentemente confundidos com outros indicadores, e utilizados como se fossem a mesma coisa. Apesar de parecer algo sutil e inofensivo, os impactos negativos nos negócios dessa confusão podem ser enormes.
Afinal, existe diferença entre KPIs e indicadores? Neste conteúdo, nosso objetivo é que você entenda a diferença e para que servem KPIs e indicadores. Quer saber como utilizá-los da maneira correta? Siga com a leitura para descobrir!
O que são indicadores?
Vamos começar explicando o que são indicadores. Os indicadores são números que quantificam algo. Seja sobre questões internas da empresa, seja sobre vendas, sobre consumidores, entre outros aspectos gerais. Eles são representativos de resultados que já ocorreram na companhia.
As informações captadas em indicadores servem como base para relatórios e outras decisões essenciais ao negócio. Por isso, é importante que os indicadores sejam exatos e confiáveis.
Com o objetivo de ter uma melhor estratégia para a avaliação de indicadores, temos os KPIs. Vamos falar mais sobre o assunto a seguir.
O que são KPIs?
Os KPIs, por sua vez, significam “key performance indicators” (ou indicador-chave de performance). Eles são indicadores feitos através dos indicadores, com o objetivo de mensuração. O conceito pode parecer um pouco redundante e confuso, mas você já vai entender do que se trata.
Em geral, tais indicadores chamados de KPIs estão mais relacionados a metas, sejam elas de desempenho, de processo, entre outras. Por meio dos KPIs, é possível montar relatórios e mensurar resultados de modo mais eficiente.
Eles apontam mudanças que podem ser feitas de modo a melhorar os resultados nas mais diversas áreas da companhia.
O benefício do uso de KPIs, portanto, é poder avaliar a performance empresarial de forma eficiente, quantificar resultados e ter uma tomada de decisões mais assertiva. Isso tudo ajuda a aumentar os lucros da companhia, por consequência.
Como esses conceitos se aplicam na área de marketing?
Agora que você já sabe a diferença de KPIs e indicadores, vamos ver mais sobre a aplicabilidade desses conceitos na prática.
Os indicadores na prática
Vamos ver, primeiramente, alguns exemplos de indicadores que são utilizados no dia a dia do marketing.
· taxa de cliques em um link;
· número de acessos a uma página ou site;
· número de pessoas que adquiriram determinado produto;
· número de leads captados;
· número de propostas;
· número de funcionários;
· faturamento da companhia;
· dados de redes sociais;
· investimento em geral.
O KPI na prática
Os key performance indicators também têm bastante aplicabilidade no dia a dia. Confira algumas formas de se encontrar o KPI em rotinas administrativas.
· Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
· retorno sobre investimento (ROI);
· lucratividade da empresa;
· tempo de entrega;
· indicadores de qualidade;
· indicadores de satisfação;
· lifetime value;
· taxa de rotatividade de funcionários;
· ticket médio.
Enquanto os KPIs são análises de indicadores, os indicadores são informações mais específicas. A diferença é sutil, mas importante saber para dar seguimento às suas estratégias de marketing.
Achou o nosso conteúdo interessante? Já utiliza esses conceitos no seu dia a dia? Esperamos que a nossa postagem tenha sido útil. Para receber mais conteúdos assim, siga as nossas redes sociais! Estamos no LinkedIn e no Instagram!