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Gestão de Redes Sociais x Marketing de Conteúdo: Qual a diferença

O marketing digital é um segmento que apresenta uma infinidade de estratégias. Entretanto, não há dúvidas que duas delas estão em ascensão atualmente: a gestão de redes sociais e o marketing de conteúdo.

Muitas pessoas não sabem, mas elas não são a mesma coisa. Com aplicações e objetivos diferentes perceptíveis em um primeiro momento, depois é possível constatar que ambas convergem em alguns pontos, mas é fundamental saber como e quando usar cada uma.

Quer tirar suas dúvidas a respeito do assunto? Continue a leitura deste artigo e descubra como essas ações favorecem sua marca!

Para que serve a gestão de redes sociais?

A gestão de redes sociais é composta por ações que determinam a presença de sua empresa na internet através das redes sociais. Afinal, é por meio de plataformas de interação que você pode estabelecer um contato mais próximo com seu público.

Ela garante que você se torne mais acessível e permite que as características da empresa e de seus produtos e serviços sejam apresentados para o consumidor de maneira efetiva. Tanto para fidelizá-los, quanto para alcançar uma nova audiência. Vale lembrar que cada plataforma tem suas limitações e engloba uma fatia diferente de seu público, então é fundamental saber usá-las.

Uma boa gestão é pautada no uso inteligente de anúncios, na avaliação de feedback dos clientes, na padronização da linguagem e da identidade visual em relação ao que é desenvolvido no marketing de conteúdo e no atendimento prestado por meio das redes. É possível monitorar tudo isso com a ajuda de métricas específicas, que apontam momentos de sucesso e falha que permitem repensar e planejar outras ações e campanhas.

E o que faz parte do marketing de conteúdo?

O princípio do marketing de conteúdo é engajar seu público-alvo e gerar valor para o que você faz, para que a sua marca tenha uma percepção positiva. E, dessa forma, fazer com que você gere mais vendas e negócios.

O conteúdo desenvolvido pode ter diversos formatos: blog posts, materiais ricos (como os e-books), e-mail marketing, vídeos, publicações em sites e landing pages, entre outros. Ele também está presente nas redes sociais, em um trabalho associado com o restante das ações.

Para definir o tipo de conteúdo que será desenvolvido, normalmente é preciso definir uma persona, ou seja, um perfil semifictício do seu cliente ideal. A partir desse conceito, você entenderá exatamente qual é o tipo de pessoa que quer atrair para sua cartela de clientes e poderá desenvolver ações mais certeiras.

Afinal, em qual dos dois é melhor investir?

Como você pode ver, embora apresentem certas diferenças, a gestão de redes sociais e o marketing de conteúdo dependem um do outro. Eles têm igual importância dentro de seu planejamento estratégico de marketing digital, e só precisam ser administrados de forma organizada e integrada.

Portanto, deixe a batalha de lado e abrace as duas oportunidades. As redes sociais impulsionam seu conteúdo, e seu conteúdo só conquista a parcela de consumidores desejadas quando divulgadas corretamente nas plataformas que você utiliza.

O resultado desse trabalho é uma aquisição de clientes fortalecida e uma empresa amadurecida e bem-posicionada no mercado. Tudo o que você precisa para consolidar de verdade seu negócio, concorda?

Precisa de ajuda para colocar a gestão de redes sociais e o marketing de conteúdo em prática? Entre em contato conosco para que possamos conhecer as necessidades de sua empresa e definir quais ações dentro de cada serviço fazem mais sentido para sua atual situação.