Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin

MQL e SQL: Quais as diferenças?

A geração e a qualificação de leads é uma estratégia fundamental para a empresa que quer vender mais. Afinal, esse é o ponto de partida para criar oportunidades e ter mais retorno.

Entretanto, é fundamental classificar esses leads de acordo com dois conceitos: MQL e SQL. São eles que permitem que a nutrição seja feita de maneira correta e que os clientes não se percam no funil de vendas.

Quer saber mais sobre cada uma e quais são as principais diferenças entre elas? Continue a leitura deste artigo!

O que é MQL?

MQL é a sigla para “lead qualificado de marketing”. Ou seja, se refere aquele consumidor que sabe qual problema tem e que está em busca de uma boa solução.

Por este motivo, ele já interagiu com a empresa: entrou em contato, leu posts do blog ou acessou materiais ricos, por exemplo. Entretanto, ele ainda precisa de mais conteúdo para efetivar a decisão de compra.

Sendo assim, o time de marketing precisa entrar em ação para fazer esse trabalho de conhecimento. Assim, o lead passa a conhecer o valor real do que a empresa vende, e assim considera a compra com mais certeza.

O que é SQL?

MQL e SQL têm propostas diferentes. Este último significa “lead qualificado de vendas”, portanto se refere a um lead que está muito mais próximo de comprar com a empresa.

Muito além de consumir o conteúdo e conhecer seu problema, ele já tem certeza absoluta de que o produto da empresa é o melhor para ele. Quem toma a frente do processo, então, é a equipe de vendas.

O lead já está bem nutrido, então deve ter prioridade máxima para ser atendido pela equipe. Além disso, o SQL mostra dados como aumento de vendas, garante um ticket médio maior e ainda permite criar uma base para estabelecer uma futura relação com esses clientes.

Qual é a diferença entre MQL e SQL?

A partir dos conceitos de MQL e SQL, é possível ver que ambos representam momentos diferentes do lead dentro do funil de vendas. A proposta é transformar o maior número de leads MQL em SQL qualificados.

Essa evolução, inclusive, está dentro de uma outra estratégia chamada vendarketing. Que, por sua vez, nada mais é do que alinhar a área de vendas com a de marketing, com o objetivo de gerar receita.

Na medida em que o cenário se desenvolve com essa finalidade, as vendas são muito mais favoráveis. Outra diferença básica entre ambos é a forma como lidam com seu problema. Afinal, isso interfere na maneira como eles enxergam a solução que você oferece.

Portanto, é essencial saber o que fazer para abordar cada um da maneira correta. A solução nunca será a mesma para eles, e insistir nisso é uma tática totalmente fracassada.

Gostou de saber um pouco mais sobre MQL e SQL? Agora que você entende exatamente o que cada um representa, pode preparar melhor suas estratégias e equipes de marketing e vendas, de modo a garantir resultados ainda melhores para sua empresa.

Procura mais informações para impulsionar seu negócio? Continue por dentro de outros assuntos como esse e siga a Pavonear no LinkedIn e no Instagram.