A geração e a qualificação de leads é uma estratégia fundamental para a empresa que quer vender mais. Afinal, esse é o ponto de partida para criar oportunidades e ter mais retorno.
Entretanto, é fundamental classificar esses leads de acordo com dois conceitos: MQL e SQL. São eles que permitem que a nutrição seja feita de maneira correta e que os clientes não se percam no funil de vendas.
Quer saber mais sobre cada uma e quais são as principais diferenças entre elas? Continue a leitura deste artigo!
O que é MQL?
MQL é a sigla para “lead qualificado de marketing”. Ou seja, se refere aquele consumidor que sabe qual problema tem e que está em busca de uma boa solução.
Por este motivo, ele já interagiu com a empresa: entrou em contato, leu posts do blog ou acessou materiais ricos, por exemplo. Entretanto, ele ainda precisa de mais conteúdo para efetivar a decisão de compra.
Sendo assim, o time de marketing precisa entrar em ação para fazer esse trabalho de conhecimento. Assim, o lead passa a conhecer o valor real do que a empresa vende, e assim considera a compra com mais certeza.
O que é SQL?
MQL e SQL têm propostas diferentes. Este último significa “lead qualificado de vendas”, portanto se refere a um lead que está muito mais próximo de comprar com a empresa.
Muito além de consumir o conteúdo e conhecer seu problema, ele já tem certeza absoluta de que o produto da empresa é o melhor para ele. Quem toma a frente do processo, então, é a equipe de vendas.
O lead já está bem nutrido, então deve ter prioridade máxima para ser atendido pela equipe. Além disso, o SQL mostra dados como aumento de vendas, garante um ticket médio maior e ainda permite criar uma base para estabelecer uma futura relação com esses clientes.
Qual é a diferença entre MQL e SQL?
A partir dos conceitos de MQL e SQL, é possível ver que ambos representam momentos diferentes do lead dentro do funil de vendas. A proposta é transformar o maior número de leads MQL em SQL qualificados.
Essa evolução, inclusive, está dentro de uma outra estratégia chamada vendarketing. Que, por sua vez, nada mais é do que alinhar a área de vendas com a de marketing, com o objetivo de gerar receita.
Na medida em que o cenário se desenvolve com essa finalidade, as vendas são muito mais favoráveis. Outra diferença básica entre ambos é a forma como lidam com seu problema. Afinal, isso interfere na maneira como eles enxergam a solução que você oferece.
Portanto, é essencial saber o que fazer para abordar cada um da maneira correta. A solução nunca será a mesma para eles, e insistir nisso é uma tática totalmente fracassada.
Gostou de saber um pouco mais sobre MQL e SQL? Agora que você entende exatamente o que cada um representa, pode preparar melhor suas estratégias e equipes de marketing e vendas, de modo a garantir resultados ainda melhores para sua empresa.
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