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Persona: O que é e como pode me ajudar?

Hoje em dia, as estratégias de marketing estão cada vez mais voltadas para proporcionar ao cliente uma experiência única ao se relacionar com a loja. Mas, afinal de contas, como direcionar a comunicação para um cliente específico, se é impossível conhecer todos de forma individual?

É nesse momento que entra a persona. Esse termo, tão famoso no mundo do marketing, fala sobre a melhoria da comunicação entre a empresa e seus clientes. Por isso, tem tanta importância.

Quer saber mais sobre como a persona pode te ajudar, especialmente no que concerne ao crescimento e posicionamento de sua empresa no mercado? Então siga conosco e boa leitura!

O que é a persona?

Antes de mais nada, vamos te explicar o que é a persona. Quem lê bastante sobre o tema ou está incluso no mundo do marketing já deve ter ouvido falar dessa tal persona.

Esse termo define uma representação fictícia do consumidor de um negócio. Esse consumidor, apesar de seu caráter fictício, é criado com base em comportamentos, pensamentos e costumes pesquisados nos clientes que, de fato, consomem a marca.

Ou seja, em resumo, uma persona serve para guiar os atos de um empreendimento no momento de se relacionar com os seus clientes. E, com cada vez mais concorrência no mundo do negócio, é importante dar passos guiados e assertivos.

Como a persona pode ajudar na estratégia de marketing?

Agora que você já sabe o que é a persona, vamos falar um pouco de como ela pode te ajudar a traçar a estratégia de marketing de sua empresa.

Por meio da persona, o marketing digital pode fazer o seu trabalho, criando, por exemplo, estratégias de anúncios voltadas a públicos que consomem conteúdo na rede social X, de forma Y, com uma forma de anunciar Z.

Essas especificações apenas podem ser chegadas por conta dos aspectos demográficos que uma persona bem-feita proporciona. Para isso, é necessária uma pesquisa extensa e bem-feita.

De forma diferente do público-alvo, uma persona especifica e torna humana quem é o cliente “ideal” da empresa. Isso ajuda na hora de pensar em quem criar. Seja conteúdos para as redes sociais, campanhas ou anúncios.

Quais são os benefícios de se ter uma persona?

Ao se criar uma persona para uma empresa, há diversos benefícios aos negócios. Confira a seguir os melhores:

·         Possibilita uma clara visão de quem é o seu cliente “ideal”;

·         Ajuda a achar o tom para se comunicar com os seus clientes;

·         Auxilia na delimitaçãodo conteúdo a ser criado;

·         Melhora as suas estratégias de marketing;

·         Ajuda na criação de conteúdo relevante;

·         Permite um entendimento melhor sobre o seu cliente.

Quando falamos de marketing, ter uma persona pode ser a direção que vai te ajudar a se diferenciar de seus concorrentes. Especialmente se o seu ramo é digital, onde há cada vez mais competição. Crie já uma persona e veja o seu empreendimento ter resultados ainda melhores nas vendas!

Você gostou de saber mais sobre esse tema que faz toda a diferença no crescimento de um negócio? Caso tenha dificuldade em criar uma persona, entre em contato conosco. Podemos te ajudar!