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Principais passos para a construção de um serviço

Em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial investir em uma construção de serviço de excelência. Com o passo a passo correto, é possível se destacar da concorrência, atrair clientes e ainda garantir a fidelização do público.

Mas, afinal, como isso pode ser feito? Nesta leitura, você conhece a aplicação de cada uma das etapas características a esse processo. Veja só!

Defina um produto ou, neste caso, o serviço

O primeiro passo é definir que produto ou serviço você quer entregar para o cliente. Ou seja, aquilo que a sua empresa vende, um produto ou serviço, e que tenha valor para seu público.

Analise o preço

Em seguida, é hora de analisar o preço que seu serviço terá. Ele conta com custos considerados como “invisíveis”, o que significa que os clientes não enxergam o que está envolvido no desenvolvimento desse serviço. Portanto, a precificação deve ser bem pensada para corresponder à qualidade do que é vendido e percebido por quem compra.

Planeje a praça

Depois, é preciso planejar a praça. Serviços não são estocados e exigem gastos fixos para que sejam distribuídos. Isso demanda um planejamento mais apurado, para estarem disponíveis para o cliente sempre que ele precisar.

Desenvolva um planejamento de promoção

Mais uma vez é preciso planejar, dessa vez com foco na promoção de seu serviço. Em geral, eles são divulgados naturalmente por indicação, o famoso boca a boca. Entretanto, é importante personalizar a mensagem e incentivar a interação com o cliente para fidelizá-lo e fazer com que a mensagem atinja também possíveis prospects.

Conheça as pessoas

As pessoas são extremamente importantes para a construção de um serviço. E quem são elas? Tanto os colaboradores da empresa quanto os consumidores finais. É fundamental preparar sua equipe para que o trabalho realizado reflita a cultura do negócio e seja percebida pelo cliente.

Determine o fluxo de processos

Também é importante pensar a respeito do fluxo de processos inerentes ao desenvolvimento do serviço. Desde a contratação até chegar nas mãos do cliente, é fundamental considerar o que pode maximizar a qualidade do serviço e tomar decisões acertadas em busca de melhorias.

Assegure produtividade e qualidade

A maneira como o serviço chega para seu consumidor faz total diferença. Isso significa que você precisa trabalhar com um time motivado, que mantenha padrões de qualidade e entregue sempre o que foi prometido.

Considere o perfil do serviço

Por fim, lembre-se de levar em conta o perfil do serviço. É preciso envolver, neste momento, todos os pontos de contato que o cliente tem com a aquisição, como pontos de venda, canais de comunicação online e offline, entre outros. Não se esqueça de que a experiência do consumidor deve ser sempre a melhor possível.

Como você pode ver, a construção de um serviço é um processo complexo. Entretanto, é também uma estratégia indispensável para que a empresa cresça e se fortaleça no mercado, e ainda consiga ampliar a cartela de serviços oferecidos para atender mais clientes.

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