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Branding: O que é e qual a sua importância

Resultados não são criados de uma hora para outra. Na verdade, eles dependem de estratégias de marketing inteligentes, relevantes e integradas. Algo que somente uma boa gestão de marca é capaz de fazer.

Esse trabalho é chamado de branding. Você pode reconhecê-lo, inclusive, nas maiores empresas do mundo. Por exemplo, quando você associa uma cor ou um slogan à uma organização sem pensar duas vezes.

Mas na prática, como isso funciona? E por que é tão importante apostar nessa ação? Confira todas as respostas a seguir!

O que é branding?

O branding nada mais é do que uma gestão de marca a longo prazo. Ele acontece com base em um planejamento, que visa desde a criação até toda a aplicação dos elementos de sua identidade visual.

Dessa maneira, é possível potencializar a percepção da empresa na mente dos consumidores. Segundo uma pesquisa realizada pela Ana Couto Branding, quando uma marca se conecta de verdade com seu consumidor por meio de um propósito, até mesmo a percepção do preço pode mudar.

Para ter uma ideia, 67% dos entrevistados disseram estar muito dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de um propósito comum e se dispõem a pagar mais por isso, já que enxergam valor real nessa aquisição.

O que faz parte de uma boa gestão de marca?

Ainda de acordo com a pesquisa da Ana Couto Branding, ter uma marca com personalidade e propósito, cria identificação com as pessoas, com suas histórias e suas causas. Dessa maneira, promover boas experiências de marca é a chave para a recomendação, que hoje é uma das armas mais poderosas para aquisição de novos clientes. E como fazer isso por meio do branding?

Crie um propósito

Para estruturar esse processo, é fundamental que a marca tenha um propósito claro: ele pode estar estampado no slogan, em uma tagline ou no logotipo. É o motivo pelo qual aquela empresa existe, ao qual o consumidor pode se associar.

Defina seus atributos

Por fim, é preciso pensar em atributos de marca. Elas estão ligadas às etapas da jornada de compra do consumidor, e são o que diferencia a sua empresa das demais, o que demonstra que o seu produto tem valor.

Desenvolva um posicionamento

A “cereja do bolo” é o posicionamento. Portanto, é preciso definir seus objetivos de negócio. Não pense em metas: a proposta aqui é entender como você quer mudar a vida do seu consumidor e como transmitirá isso a ele.

Por que o branding é importante?

Somente até aqui você deve ter percebido que o branding mostra o que a sua marca tem “por fora”. Sendo assim, ele estabelece o que todo mundo diz sobre ela.

Desde seus colaboradores, parceiros e fornecedores até o consumidor final. É uma imagem unificada, impressa no tom de voz da comunicação, nas cores da identidade visual e nas campanhas que contam histórias.

E assim, um sistema de comunicação é formado para comprovar porque a sua marca importa. A partir dessa constatação, seu produto passa a ser mais valorizado, você cobra mais por ele de forma justa e impulsiona seu negócio, além de ganhar estabilidade no mercado.

Conseguiu captar a essência do branding? Agora, se você tem uma empresa, sabe que não pode perder tempo e deve colocar essa estratégia em prática.

Que tal entrar em contato conosco? Podemos desenvolver esse conceito com base no que você precisa para gerar mais valor para sua marca. Esperamos por você!