O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de Marketing Digital que pode alcançar inúmeros clientes potenciais de uma única vez. Sem dizer que, em comparação a outras estratégias e mídias, tem um custo relativamente mais baixo.
Entretanto, é fundamental desenvolver e-mails inteligentes, que estreitem efetivamente o relacionamento com o cliente e tenham uma boa taxa de cliques. Do contrário, ele se torna lixo eletrônico, o famoso SPAM.
Mas afinal, como fazer um bom uso dessa estratégia e evitar que isso aconteça? Neste artigo, você confere algumas dicas importantes e efetivas. Confira!
O que é e-mail marketing e qual é a sua importância?
O e-mail marketing nada mais é do que uma ferramenta de divulgação, para que sua lista de contatos tenha acesso a um conteúdo informativo ou promocional de sua marca. Seu principal objetivo é nutrir seus leads por meio dessas informações disparadas.
Dessa maneira, por meio desse fluxo, o usuário é transportado do estágio de descoberta do seu produto ou serviço até a decisão final de compra.
Muitas das ferramentas utilizadas para disparo são gratuitas, o que faz com que o investimento seja direcionado apenas para o desenvolvimento da mensagem que será enviada. Portanto, é importante fazer dela uma experiência individualizada e especial para o cliente, de modo a garantir um bom retorno e vender mais.
Como fazer um e-mail marketing?
Para fazer um e-mail marketing, o primeiro passo é segmentar sua base de leads. Não use bases prontas, e segmente para que você possa enviar mensagens eficientes conforme o tipo de público e o estágio em que ele se encontra na jornada de compra.
É essencial que você também planeje a mensagem, para apresentar logo de início uma proposta interessante. Aposte em uma boa revisão textual e no uso equilibrado de imagens: veja qual alternativa é mais relevante, de acordo com o conteúdo.
Também é importante disponibilizar links para incentivar a interação. É essencial manter a frequência de envios, mas sem se tornar invasivo, e focar em mensagens que realmente solucionem possíveis problemas de sua lista de contatos.
O que fazer para que o e-mail marketing não se torne SPAM?
E, depois de criar o e-mail marketing, quais são as melhores dicas para que ele não seja considerado SPAM? Coloque em prática o que vem a seguir para um bom resultado.
Crie sua própria base de leads
Não envie mensagens aleatórias e nem compre bases de clientes prontas. O ideal é criar a sua própria base, para garantir um alcance maior, uma vez que as pessoas que receberão a mensagem terão autorizado esse contato.
Use uma ferramenta de disparo
As ferramentas de disparo de e-mail marketing permitem que você programe os envios e monitore quem abriu a mensagem, clicou em algum link disponível, entre outros dados. Elas também ajudam a evitar que o e-mail seja direcionado para o lixo eletrônico do cliente.
Tenha cuidado com palavras-chave
Algumas palavras-chave são consideradas como típicas de SPAM. “Grátis”, “clique aqui” e “desconto” são alguns exemplos disso. Evite punições em seus textos e entregue somente o que o enunciado promete.
Pronto! Agora você já sabe tudo o que é preciso para fazer um e-mail marketing de qualidade, que não vai para o SPAM. Mas uma orientação especializada também vai bem se você está em busca de resultados.
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