Tenho certeza que você já recebeu o convite de um guru do marketing que iria fazer o seu negócio vender e ser visto por milhares de pessoas através de um novo método em que você não precisaria mais produzir conteúdos ou investir na sua marca.
E quando você compra o curso descobre que o misterioso e inovador método que esse guru prometia era como anunciar digitalmente.
Parece algo muito novo e que realmente fará a diferença no seu negócio, porém não é tão verdade, os anúncios sempre existiram. A diferença foram os meios e locais que eles eram veiculados. Antigamente, estavam nas páginas amarelas, classificadas, propagandas nas TVs, outdoors, merchandising, revistas, jornais, entre outros.
Com o desenvolvimento tecnológico e a globalização, a internet ganhou força e as grandes empresas desse setor decidiram se tornar mais um canal para os anunciantes.
Eles sabiam que o seu grande diferencial em relação aos canais de anúncios da época eram que poderiam garantir aos seus anunciantes assertividade no alcance do público-alvo, uma vez que tinham dados valiosíssimos sobre o comportamento pessoal e de compras de cada um de seus usuários e ainda ofereciam um custo por captação muito menor.
Mesmo que isso pareça mais recente, os anúncios nas plataformas digitais começaram há mais de 20 anos. Um exemplo disso foi Google AdWord (hoje Google Ads) que possibilitou a veiculação de anúncios por volta dos anos 2000 e 5 anos depois, o Facebook em parceria com outras grandes marcas, como Apple, lançaram a “Party Poker”, primeiro formato para anunciar na plataforma.
Naquela época, as informações coletadas dos usuários transformaram a forma de anunciar das empresas. E hoje, depois de anos que as plataformas otimizam a sua coleta de dados e inteligência artificial (famoso “algaritmo”), as performances dos anúncios são ainda melhores!
O digital possibilitou alcançar um número maior de pessoas interessadas, reduzir o custo por leads, acompanhar as estratégias pré-definidas, otimizar campanhas de forma mais rápida através de métodos como remarketing e públicos semelhantes e muito mais.
O tempo passou e a cada dia as ferramentas são otimizadas e atualizadas, por isso o ideal é que um especialista esteja à frente da sua gestão e não um guru.
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