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O que é ou não um anúncio?

A veiculação dos anúncios nas plataformas digitais trouxeram novas terminologias para designar a palavra “anúncios”, o que causou muita confusão em seu entendimento e/ou uso.

Para alcançar várias pessoas os anúncios ganharam espaço em locais com maior audiência e passaram a ser patrocinados em: jornais, revistas, televisão, até chegarem os dias atuais, nas plataformas digitais. 

Provavelmente você já deve ter ouvido falar desses termos: ads, performance, patrocínios, publicações, mídias pagas, tráfego pago, ou simplesmente tráfego.

A questão é, você saberia distinguir qual deles poderiam ser análogos aos anúncios digitais? Se você não sabe ou quer ter certeza que acertou continue lendo que vamos explicar aqui as principais diferenças entre cada um deles, desmistificar os seus significados e auxiliá-lo a entender os Mitos x Verdades sobre as terminologias dos anúncios.

O que é Anúncio?

Para compreender o significado de anúncios é essencial que se entenda o conceito da palavra. Anúncios são textos ou imagens que explicam um produto ou serviço, descrevendo seus benefícios, utilidades e despertam o interesse de quem os necessita.

É importante lembrar que o verbo anunciar tem origem do latim, vocábulo annuntiare, que significa, levar uma notícia a alguém ou informar. Por isso eles são tão fundamentais para qualquer empresa, afinal, se não é divulgado e informado o que se vende, não há venda.

Anúncio e seus sinônimos

Qualquer meio de divulgação que anuncie, ou seja, que informe sobre algo a ser comercializado é considerado um anúncio, porém vamos se atentar aos termos análogos dos anúncios pagos nas plataformas digitais, onde você investe um valor para que usuários que a sua empresa nunca teve contato possam encontrá-la mais facilmente. Veja a lista de quais são eles:

Ads

A palavra ads surgiu muito antes de anúncios digitais, ela tem origem da palavra inglês advertansing, que significa propaganda, que se encaixa perfeitamente com o sentido original da palavra anúncio. Exatamente por isso que as plataformas digitais de anúncios utilizam essa abreviação para denotarem as suas ferramentas com esse objetivo (Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, Youtube Ads, etc…)

Patrocínio

Uma forma antiga de dizer que uma empresa investiu para aparecer ou anunciar em um local específico. Por isso, representa fielmente a ideia de anunciar digitalmente.

Mídias Pagas

Como o próprio nome diz, são anúncios pagos dentro das redes sociais.

Tráfego Pago

Tráfego significa o trânsito dos internautas na web. O tráfego pago nada mais é do que investir para que um internauta seja direcionado para uma página específica da web, pode ser um website, uma Landing Page, um carrinho de compras, um perfil, blog, etc…

Tráfego

É uma forma mais curta de falar tráfego pago. Porém atente-se ao emprego desse termo que pode ser usado como uma abreviação ou como o simples trânsito dos internautas na web que não caracteriza um anúncio. 

Definitivamente não são anúncios

Estar relacionado com o meio digital ou fazer parte de uma etapa da gestão de anúncio, não caracteriza o termo como um anúncio. Veja alguns desses caso:

Performance

É uma das etapas da gestão de anúncios, a performance é o desempenho do anúncio e é através da sua análise que se pode definir os próximos passos nas estratégias das campanhas. 

Publicações

As publicações ou também chamado de posts, são os textos e artes que estão disponíveis para acesso na web. Isso não quer dizer que possui algum tipo de investimento ou patrocínio para aparecer ou alcançar mais pessoas. 

Agora ficou mais claro o que de fato é ou não um anúncio? Siga-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn para entender ainda mais alguns conceitos do marketing digital.