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O que é um diagnóstico de marketing

Muitas empresas têm dificuldades em se posicionar em um mercado de muita concorrência. Não sabem o que fazer para acompanhar a evolução do cenário, mas entendem que há algo de errado com as estratégias de negócio.

A solução para encontrar oportunidades de melhorias depende, então, de um processo chamado diagnóstico de marketing. Existem vários KPIs e métodos de avaliação para se chegar a dados precisos e uma conclusão certeira.

Quer saber mais sobre ele e descobrir como aplicar esse conceito na prática? A seguir, você confere uma explicação completa acerca do tema!

O que é um diagnóstico de marketing?

O diagnóstico de marketing consiste em uma avaliação completa da situação de uma empresa, no que diz respeito à sua comunicação, seja offline ou online, além de aspectos gerais que podem influenciar no marketing, com a atuação da área orçamentária, comercial e de desenvolvimento de produtos. Seu principal objetivo é solucionar questões que estejam atrasando o crescimento do negócio, além de identificar oportunidades que devem ser aproveitadas.

A partir dos dados coletados, é realizado um parecer para entender o que a empresa precisa. Ele é extremamente criterioso, porque pode existir mais de um problema ou contexto que deve ser corrigido.

Qual é a importância desse processo?

Os dados identificados a partir da aplicação do diagnóstico de marketing são fundamentais para as estratégias da empresa. Uma empresa é diagnosticada com base em 4 estágios. São eles:

1. iniciante, para empresas que ainda estão começando;

2. executor, para empresas que começam a avaliar suas possibilidades de estratégia;

3. político, para empresas que têm estratégias montadas, mas ainda sem aplicabilidade interna geral;

4. cultural, para empresas em que todas as estratégias são aplicadas por todos os setores.

A proposta do diagnóstico é fazer com que a empresa evolua nesses estágios. Até que, finalmente, tenha seus problemas devidamente identificados e encaminhados para uma solução que esteja de acordo com a realidade do negócio.

Como realizar um diagnóstico de marketing?

O diagnóstico de marketing é feito a partir de um levantamento a respeito da visão geral da empresa, de áreas que influenciam seu trabalho. Em um segundo momento, a análise se volta para a avaliação da parte online e offline do marketing, que também pode ser classificada em estágios.

Por último, há uma análise quantitativa, para analisar valores. Ela é feita por meio de KPIs, que ajudam a estudar os seguintes fatores:

·         quais são as oportunidades de atração de visitantes;

·         como acontece a geração de leads;

·         como é o relacionamento com os clientes;

·         como as vendas são realizadas;

·         quais são os resultados obtidos por meio dessas ações.

A partir das informações colhidas, você terá material suficiente para entender o que será preciso para melhorar seu processo de comunicação. Além de garantir um histórico completo, para fazer comparativos e melhorias gradativas com foco no futuro.

Viu só como o diagnóstico de marketing é essencial para qualquer empresa? Considere aplicar esse processo o quanto antes para conhecer melhor o seu sistema de comunicação e desenvolver estratégias mais assertivas para o seu negócio.Não sabe por onde começar? Entre em contato conosco para que possamos definir a melhor solução para suas necessidades!