Uma estratégia de sucesso é aquela que acompanha de perto a performance de todas as suas ações. Mas essa análise depende de números concretos e para obtê-los, é preciso usar KPIs.
Para completar, eles também são responsáveis por comprovar se a sua empresa tem um ROI adequado. Ou seja, é uma medição precisa e que fornece informações preciosas para a evolução de seu negócio.
Mas, afinal, qual é o conceito de KPI, quais são os principais utilizados no marketing e como aplicá-los? Confira mais sobre o assunto neste artigo!
O que é KPI?
A sigla KPI significa “key performance indicator”, ou indicador-chave de performance, em português. Diz respeito à mensuração de ações aplicadas para desenvolver os objetivos desejados pela empresa.
São muitos indicadores disponíveis para aplicar, de acordo com o momento em que o negócio se encontra. Por isso, é importante escolher muito bem, para ter sempre resultados precisos, que medem e registram a evolução das estratégias.
Os KPIs podem ser números ou percentuais. Por exemplo, as visitas em uma página são registradas em número. Já a taxa de rejeição de um post de seu blog rende um percentual.
Qual é a diferença entre KPI e métrica?
Muita gente confunde KPI e métrica. Entretanto, eles apresentam algumas diferenças importantes.
Enquanto os KPIs rendem indicações importantes para os objetivos da empresa, a métrica apenas registra algo que apenas no futuro pode se tornar um indicador-chave. Ou seja, ela serve basicamente como controle, a princípio.
O KPI, por outro lado, é superior e mais completo, ideal para ser usado com base na tomada de decisões importantes e imediatas. Eles se completam, porém, mesmo com finalidades distintas.
Quais são os principais tipos de KPIs utilizados no marketing?
Existem diferentes tipos de KPIs, para serem aplicados de acordo com o interesse da análise de resultados pretendida. Conheça os principais voltados para o marketing!
KPIs primários
Os KPIs primários interessam principalmente a diretores e CEOs. Eles indicam se a empresa está ganhando dinheiro e se os objetivos estão sendo alcançados. Alguns exemplos são:
· leads;
· tráfego;
· custo de aquisição por cliente;
· taxa de conversão.
· receita por compra e/ou total.
KPIs secundários
Já os KPIs secundários contribuem para os pareceres de gestores e supervisores. Afinal, eles são que acompanham toda a execução de uma estratégia e resultados de perto. São eles:
· custo por lead (de acordo com o estágio do funil de vendas);
· número de assinantes de blog ou newsletter;
· visitas em páginas;
· custo por visitantes;
· origem de tráfegos;
· preço médio de transações.
KPIs práticos
Os KPIs práticos são aplicados por meio de testes. Seu objetivo é coletar dados sobre comportamento e demais características de um usuário. Podem ser:
· páginas/visita;
· palavras-chaves mais pesquisadas;
· visitantes novos e recorrentes;
· interações sociais;
· conteúdos mais acessados.
Na medida em que você desce na classificação dos KPIs, lembre-se de que é preciso continuar a acompanhar os anteriores, pois eles são interdependentes. O que varia é a importância dos resultados para quem analisa: alguns são usados para comprovar ganhos financeiros, outros a eficiência de ações e assim por diante, então cada ação tem uma representatividade diferente para quem aplica o KPI na prática.
Conseguiu perceber a importância dos KPIs para suas estratégias? Comece já a trabalhar seus objetivos e monitore de perto esses indicadores para melhorar seus resultados e ajudar seu negócio a se desenvolver na direção certa.
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