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O que são KPIs e quais são os principais utilizados no marketing

Uma estratégia de sucesso é aquela que acompanha de perto a performance de todas as suas ações. Mas essa análise depende de números concretos e para obtê-los, é preciso usar KPIs.

Para completar, eles também são responsáveis por comprovar se a sua empresa tem um ROI adequado. Ou seja, é uma medição precisa e que fornece informações preciosas para a evolução de seu negócio.

Mas, afinal, qual é o conceito de KPI, quais são os principais utilizados no marketing e como aplicá-los? Confira mais sobre o assunto neste artigo!

O que é KPI?

A sigla KPI significa “key performance indicator”, ou indicador-chave de performance, em português. Diz respeito à mensuração de ações aplicadas para desenvolver os objetivos desejados pela empresa.

São muitos indicadores disponíveis para aplicar, de acordo com o momento em que o negócio se encontra. Por isso, é importante escolher muito bem, para ter sempre resultados precisos, que medem e registram a evolução das estratégias.

Os KPIs podem ser números ou percentuais. Por exemplo, as visitas em uma página são registradas em número. Já a taxa de rejeição de um post de seu blog rende um percentual.

Qual é a diferença entre KPI e métrica?

Muita gente confunde KPI e métrica. Entretanto, eles apresentam algumas diferenças importantes.

Enquanto os KPIs rendem indicações importantes para os objetivos da empresa, a métrica apenas registra algo que apenas no futuro pode se tornar um indicador-chave. Ou seja, ela serve basicamente como controle, a princípio.

O KPI, por outro lado, é superior e mais completo, ideal para ser usado com base na tomada de decisões importantes e imediatas. Eles se completam, porém, mesmo com finalidades distintas.

Quais são os principais tipos de KPIs utilizados no marketing?

Existem diferentes tipos de KPIs, para serem aplicados de acordo com o interesse da análise de resultados pretendida. Conheça os principais voltados para o marketing!

KPIs primários

Os KPIs primários interessam principalmente a diretores e CEOs. Eles indicam se a empresa está ganhando dinheiro e se os objetivos estão sendo alcançados. Alguns exemplos são:

·         leads;

·         tráfego;

·         custo de aquisição por cliente;

·         taxa de conversão.

·         receita por compra e/ou total.

KPIs secundários

Já os KPIs secundários contribuem para os pareceres de gestores e supervisores. Afinal, eles são que acompanham toda a execução de uma estratégia e resultados de perto. São eles:

·         custo por lead (de acordo com o estágio do funil de vendas);

·         número de assinantes de blog ou newsletter;

·         visitas em páginas;

·         custo por visitantes;

·         origem de tráfegos;

·         preço médio de transações.

KPIs práticos

Os KPIs práticos são aplicados por meio de testes. Seu objetivo é coletar dados sobre comportamento e demais características de um usuário. Podem ser:

·         páginas/visita;

·         palavras-chaves mais pesquisadas;

·         visitantes novos e recorrentes;

·         interações sociais;

·         conteúdos mais acessados.

Na medida em que você desce na classificação dos KPIs, lembre-se de que é preciso continuar a acompanhar os anteriores, pois eles são interdependentes. O que varia é a importância dos resultados para quem analisa: alguns são usados para comprovar ganhos financeiros, outros a eficiência de ações e assim por diante, então cada ação tem uma representatividade diferente para quem aplica o KPI na prática.

Conseguiu perceber a importância dos KPIs para suas estratégias? Comece já a trabalhar seus objetivos e monitore de perto esses indicadores para melhorar seus resultados e ajudar seu negócio a se desenvolver na direção certa.

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